Home office: como se comportar durante uma reunião online?

Home office: como se comportar durante uma reunião online?

Gafes cometidas durantes reuniões online podem afetar a imagem do profissional. 5 dicas sobre como se comportar nessa situação!

Você sabe se comportar em uma reunião online? Em meio à pandemia do novo Coronavírus, o home office se popularizou. Empresas de diversos segmentos adotaram esse modelo de trabalho para continuar operando, mesmo com as regras de distanciamento social.

Consequentemente, o fluxo de reuniões realizadas de maneira virtual também aumentou. Mas algumas gafes cometidas pelos funcionários durante esses encontros podem “queimar” sua imagem profissional.

Para evitar incidentes, Fabi Calvo, master em etiqueta e boas maneiras, listou cinco dicas de comportamento profissional para quem quer ter sucesso nas reuniões online.

Para Fabi, o segredo do sucesso dos encontros online é “encarar da mesma forma e agir como se estivesse acontecendo de forma presencial.”

5 dicas sobre como se comportar em uma reunião online 

#1 – Organize os aparelhos que vai utilizar

A primeira dica é organizar todos os aparelhos que vai precisar usar durante a reunião (computador, celular, fone) e os manter devidamente carregados.

“Descarregar no meio da reunião mostra falta de cuidado e atenção com as pessoas, é como sair da sala no meio de uma reunião presencial”, alertou a especialista.

Dica: certifique-se que o seu aparelho tenha bateria o suficiente e deixe sempre à mão o carregador ou uma bateria portátil (power bank) com carga o suficiente para uma emergência.

#2 – Prepare-se para a reunião

Reúna tudo o que vai precisar com antecedência e preste atenção aos detalhes do ambiente. A recomendação é procurar um lugar silencioso e ter à mão todos os números, gráficos e anexos de que irá precisar. 

“Não menos importante do que o conteúdo a ser apresentado, dê atenção ao cenário. Verifique, antes de começar, o estado do ambiente, pois ele precisa estar organizado e a iluminação boa o suficiente para que o seu interlocutor te veja com clareza.”

Segundo Fabi, a comunicação passa pelo contato visual e muito do conteúdo pode ser percebido também por meio das expressões faciais. Por isso, a importância desse tópico.

#3 – Vista-se para trabalhar, mesmo online

Os funcionários devem ter em mente que as reuniões online também são ocasiões profissionais. Sendo assim, o colaborador deve se vestir de maneira adequada.

“Pense qual seria a roupa adequada se você estivesse presencialmente com pessoa? Não caia na tentação de usar a roupa mais confortável e mal apresentada, só porque você está em casa”, destacou.

#4 – Esteja presente e atento

Durante a reunião, o ideal é manter o telefone no modo silencioso e destinar total atenção ao encontro. Isso demonstra interesse e respeito à ocasião e aos demais presentes.

Segundo Fabi, quando se faz uso da câmera em uma reunião, todos devem estar com ela ligada. A especialista ressaltou que o uso do vídeo não é opcional em videochamadas. 

“Não ligue e desligue a câmera, isso faz parecer que você está indo e voltando da reunião. Seria como se você estivesse entrando e saindo da sala repetidas vezes, caso estivesse presente. Desconfortável, não é? Compromete a atenção das pessoas e a sua imagem profissional. No online é a mesma coisa!”

Outra recomendação é manter o microfone desligado quando não estiver falando. “Fique atento quando você for falar para ativá-lo prontamente e evitar longos silêncios constrangedores ou advertências públicas.”

Além disso, Fabi destacou que a importância de esperar a pessoa que está falando concluir sua ideia para você possa falar. “Fique atento às regras daquele encontro, pois em muitos casos é adotado o mecanismo de pedir para falar “levantando a mão” virtualmente. Observe e se adeque”, concluiu.

#5 – Durante a reunião, esteja apenas na reunião

A especialista ainda recomendou que o funcionário não fique digitando ou escrevendo enquanto outra pessoa fala, a menos que realmente seja necessário. É importante manter o foco.

“Outro ponto super importante é não comer enquanto o encontro acontece. Você não iria para uma sala de reunião com um pacote de biscoito e enquanto uma pessoa falasse, você não iria aproveitar para comer, não é mesmo?”

A notícia original pode ser encontrada em: https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/especiais/como-se-comportar-reuniao-online?accessKey=dJ8PGd8DCUppWHLD

Deixe uma resposta